30/11/2023 – SÃO PAULO – O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) realizou hoje a cerimônia de premiação dos vencedores do Concurso de Redação 2023, realizado em parceria com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. O evento, que aconteceu no auditório nobre da Corte, na capital paulista, homenageou estudantes do 5°, 6° e 7° anos do Ensino Fundamental de escolas públicas estaduais.

“Fiquei impressionado com qualidade dos textos. Alguns aqui serão premiados, mas todos os que participaram merecem os nossos cumprimentos”, afirmou o Presidente do TCESP, Sidney Beraldo, que também destacou a importância do tema escolhido, os Objetivos de Desenvolvimento Social (ODS).

“É uma importância enorme porque foram escolhidos pilares para que possamos avançar para melhorar a qualidade de vida da população, não apenas no aspecto ambiental, mas também quanto à desigualdade social e à equidade”, completou, referindo-se ao conjunto de metas escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU).

“Nós podemos ter um lugar, só precisamos dar o primeiro passo”, declarou a estudante Julia Maria Mota Cardoso, vencedora do concurso na categoria sétimo ano.

“Quero agradecer minha professora e minha família”, disse Felipe Galliani Montanheiro, segundo colocado do 5º ano. “E eu gostei muito de ser o único menino a ganhar”, brincou, provocando risadas na plateia.
Ao todo, foram encaminhados 172 textos, de 52 Diretorias de Ensino.

O Vice-Presidente do TCESP, Renato Martins Costa, afirmou estar emocionado por participar da cerimônia. “Traz vida, calor e a possiblidade de convívio amoroso com as crianças e professores, responsáveis pela formação das próximas gerações”, declarou ele. “Para que exista um futuro para todas as nossas crianças, temos que olhar para a agenda 2030 da ONU.”

Coordenador do grupo de avaliação do concurso e do Observatório do Futuro, núcleo do TCESP que monitora os ODS no Estado, Leandro Dall´Olio ressaltou a qualidade das redações. “É uma grande satisfação vermos estudantes entre 10 e 13 anos escreverem com tanta fluidez e complexidade sobre esse tema tão atual.”

Já Márcia Bernardes, Assessora Pedagógica da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, agradeceu, em nome do Secretário da Educação, Renato Feder, pela parceria. “Temos muitas pérolas e tesouros na escola pública. Somente precisamos saber dar oportunidades. E essa iniciativa é uma chance de mostrar os talentos que temos.”

Os primeiros colocados, e seus respectivos professores orientadores, receberam um computador portátil; os segundos, um Tablet; e os terceiros, um leitor de livros digitais.

Conheça os vencedores:

5° ano:

- 1° lugar: Jaqueline dos Santos Vieira. Professora orientadora: Silmara Garcia Andrade - Escola Estadual Professora Elydia Benetti.
- 2° lugar: Felipe Galliani Montanheiro. Professora orientadora: Carolina Margatho de Oliveira - Escola Estadual Professor Divo Marino.
- 3° lugar: Alexia Olivera Mota. Professora orientadora Sônia Maria Fabris Barbosa - Escola Estadual Jacyra Moya Martins Carvalho.

6° ano:

- 1° lugar: Anahi Fernandes Martin. Professora orientadora: Ana Tea de Melo Freire - Escola Estadual Professora Maria de Lourdes Gentille Stéfano.
- 2° lugar: Júlia Trindade Poloni. Professora orientadora: Iraídes Pissolato da Silva - Escola Estadual José Florêncio de Amaral.
- 3° lugar: Maria Julia Rosa Rodrigues. Professora orientadora: Rita de Cássia Cavalheiro Pegonaro - Escola Estadual PEI Professora Ephigênia C. M. Fornunato.

7° ano:

- 1° lugar: Julia Maria Mota Cardoso. Professor orientador: Ronan Messias de Oliveira - Escola Estadual Amância Dias Sampaio.
- 2° lugar: Marina Gabriela Granado. Professora orientadora: Oriana Mafei - Escola Estadual Maximiano Rodrigues.
- 3° lugar: Manuela Santos Firmiano. Professora orientadora: Marilene Rezende Duarte - Escola Estadual Suetônio Bittencourt Júnior.

Confira a cerimônia de premiação, na íntegra, no canal do YouTube da Escola Paulista de Contas Públicas do TCESP.